Joinville destaca potencial turístico náutico durante congresso internacional
-
Foto: Secom / Divulgação -
Prefeito Adriano Silva compartilha os investimentos e atrativos da cidade para o turismo náutico
A cidade de Joinville, conhecida por sua forte vocação para o turismo náutico, marcou presença de destaque no 8º Congresso Internacional Náutica. O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de setembro, paralelamente ao São Paulo Boat Show, o maior salão náutico da América Latina. O prefeito Adriano Silva e o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, foram os representantes do município catarinense no evento.
A participação de Joinville foi resultado de um convite da Associação Náutica Brasileira, que reconheceu os esforços da cidade em fortalecer o setor náutico por meio de investimentos em infraestrutura e divulgação. Durante o congresso, o prefeito Adriano Silva destacou os projetos em andamento na região, com ênfase na revitalização da área da Vigorelli.
O projeto em Vigorelli tem como principal objetivo a regularização fundiária da área, beneficiando cerca de 320 moradores locais, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento náutico. As melhorias incluem acesso pavimentado, obras de drenagem e energia elétrica, além da pavimentação em paver, instalação de mobiliário moderno e a construção de rampas para facilitar a entrada e saída de embarcações na água.
A geografia privilegiada de Joinville a torna um local ideal para investimentos no setor náutico, com acesso ao mar em diferentes regiões, como Vigorelli, Morro do Amaral, Cubatão e Espinheiros. Além da infraestrutura, esses locais oferecem aos visitantes a oportunidade de se conectar com a natureza e explorar a rica história da região por meio dos Sambaquis, bem como o acesso à deslumbrante Baía Babitonga.
Um dos atrativos mais notáveis da Baía Babitonga é a presença das toninhas, o menor golfinho do Brasil, que está ameaçado de extinção. A região também é o único lugar do mundo onde se encontra uma população residente desses golfinhos dentro de uma baía. Além disso, a Baía Babitonga abriga centenas de guarás, uma espécie de ave que havia desaparecido de Santa Catarina por mais de 150 anos, até registrar a primeira reprodução em 2011.
A Prefeitura de Joinville está explorando diversas possibilidades para expandir ainda mais o turismo náutico na região, incluindo a instalação de parques flutuantes que facilitarão o embarque e desembarque em embarcações, tornando a cidade ainda mais atrativa para os amantes do mar e da natureza.
Deixe seu comentário